Foi inaugurada na sexta-feira a requalificação do edifício onde funcionava o Centro de Saúde da Madalena passando agora a funcionar a Creche, Jardim de Infância e Centro de Atividades de Tempos Livres (CATL) da Santa Casa da Misericórdia da Madalena.
Segundo José António Amaral, provedor da instituição, a obra com um custo de cerca de 590 mil euros, com capacidade para acolher 142 crianças, foi financiada pela secretaria regional da solidariedade social. Com esta inauguração a santa casa conclui uma série de obras de investimentos que e nos últimos quatro anos totalizam cerca de 3 milhões de euros.
Para o provoder este era um projeto fundamental para dar respostas necessárias e adequadas às crianças, famílias e aos colaboradores das diversas valências.
José António Amaral anunciou que em breve vai ser criada uma nova valência, o centro de acolhimento temporário que vai funcionar nas instalações da creche. Neste momento está em fase de levantamento e análise para as adaptações necessárias no edifício.
O provedor esclareceu ainda que o encerramento da creche e jardim-de-infância na quinta e sexta-feira nada esteve a haver com o caso de covid confirmado por um utilizador daquele centro mas sim para a transferência de equipamentos para as novas instalações que entraram em funcionamento esta segunda-feira.
Por outro lado a Secretária Regional da Solidariedade Social anunciou que a ilha do Pico registou um aumento e requalificação de 162 vagas na área da infância e juventude nos últimos quatro anos.
A de requalificação do edifício segundo a governante, proporciona “uma melhor segurança das instalações, uma melhor qualidade educativa e, simultaneamente, reforça as medidas na conciliação da atividade profissional com a vida familiar”.
Na ocasião, a Secretária Regional destacou a proatividade da Santa Casa da Misericórdia da Madalena, apontando a grande importância para a população do concelho, o que demonstra que as Instituições Particulares de Solidariedade Social “são e continuarão a ser o elo mais forte da política social da Região”.