A Direção Regional da Cultura, através do Museu do Pico, assinalou ontem o Dia Nacional dos Bens Culturais da Igreja com a revisitação da exposição virtual “Ecce Homo – A Devoção de um Povo”, que está a ser divulgada através da página daquela instituição picoense no Facebook.
O Dia Nacional dos Bens Culturais da Igreja, uma iniciativa do Secretariado Nacional para os Bens Culturais da Igreja e da Conferência Episcopal Portuguesa, é assinalado desde 2011, a 18 de outubro, Dia de S. Lucas, padroeiro dos artistas.
Com esta efeméride o Museu do Pico procurou promover o património cultural e artístico da Igreja em Portugal, bem como potenciar a reflexão e partilha do trabalho desenvolvido pelas dioceses portuguesas, mas também debater novas propostas de atuação, avaliar dificuldades e identificar os principais desafios com que se confrontam.
A exposição "Ecce Homo – A Devoção de um Povo", esteve patente no Museu dos Baleeiros, nas Lajes do Pico, entre 11 de fevereiro e 21 de junho, tendo encerrado entre 13 de março e 19 de maio devido à pandemia, e foi vista por 5.389 visitantes, nos quais se incluem utentes de Centros de Dia e Misericórdias da ilha do Pico, numa articulação com os serviços locais de Ação Social.