A Câmara Municipal de São Roque do Pico, enquanto parceira da Associação de Municípios Portugueses do Vinho (AMPV), vai apoiar a participação dos três produtores de vinho do concelho (Fortunato Garcia, Adega A Buraca e Tito’s) no Concurso Cidades do Vinho.
A iniciativa, que vai juntar os maiores produtores nacionais, realizar-se-á em Lagoa, no Algarve, de 26 a 29 de novembro e, além de promover a produção vitícola de São Roque do Pico, contribuirá igualmente para a divulgação do concelho enquanto detentor da marca ‘Capital do Turismo Rural’.
Organizado conjuntamente pela AMPV e pela Associação das Rotas dos Vinhos de Portugal, com o Alto Patrocínio do Presidente da República, e o apoio institucional do Ministério da Agricultura, o concurso vai avaliar 550 vinhos de todo o país, com a Região de Lisboa a ser a que maior número submete a apreciação.
O produtor Fortunato Garcia participará com o licoroso ‘Czar’ de 2013; a Adega A Buraca submeterá a concurso o branco ‘Cacarita’ de 2018; enquanto o produtor Tito’s vai participar com dois vinhos brancos de 2019: ‘A Cerca dos Frades-Terrantez do Pico’ e o blend ‘A Cerca dos Frades’ de Arinto dos Açores, Terrantez do Pico e Verdelho.
Este concurso único em Portugal promove os vinhos e os territórios e abre portas para que os vinhos melhor pontuados participem num evento inédito em Portugal, a Prova Nacional de Vinhos, agendada para o mês de maio de 2021 em Anadia.