A deputada do Partido Socialista dos Açores à Assembleia da República, Isabel Almeida Rodrigues, solicitou ao Ministro da Administração Interna informações referentes à concretização de investimentos na Região.
A deputada socialista, que participava na audição ao Ministro, no âmbito da apreciação na especialidade do Orçamento de Estado para 2021, destacava, desta forma, o alargamento da rede de controlo costeiro da GNR à costa da Região Autónoma dos Açores, recordando que, tal como o anunciado no final de outubro, o Ministério da Administração Interna se encontra a avaliar e a definir o quadro financeiro para essa finalidade.
Durante a comissão parlamentar, Isabel Almeida Rodrigues considerou ser esta “uma notícia muito importante para os Açores”, questionando, por essa via, o Ministro quanto à concretização desta rede em 2021, e também que expectativa se pode ter relativamente ao seu pleno funcionamento.
Já em relação ao plano de investimentos em infraestruturas, a deputada solicitou um ponto de situação relativo ao Comando Regional da PSP e à esquadra da Ribeira Grande, lembrando que, “este ano, em junho, o Ministro deu a notícia de que no mês seguinte seria lançado o concurso para o projeto de execução da sede do Comando Regional da PSP”, um investimento de 4 milhões e 93 mil euros, tendo ainda sido dada nota, na mesma ocasião, de que “seria ainda em 2020, lançada a empreitada para a esquadra da Ribeira Grande, no valor de 1,2 milhões de euros”.
Em resposta, o Ministro Eduardo Cabrita admitiu concluir os trabalhos da rede de radares da Região Autónoma da Madeira até ao início do ano de 2021, levantando, no próximo ano, o programa de concretização na Região Autónoma dos Açores.
Já em matéria de efetivos, Eduardo Cabrita sublinhou a necessidade de gestão em função das prioridades, acrescentando que, este ano, Lisboa e Açores foram as duas prioridades estabelecidas.