Segundo o Açoriano Oriental, que sita a Agência Lusa, o acordo político para um novo Governo dos Açores assinado entre PSD, CDS e PPM é válido para duas legislaturas e indica, como "condição vinculativa e estruturante", que os três partidos concorram coligados nas próximas regionais.
Cumprindo-se a legislatura até final, as próximas regionais decorrerão em 2024, sendo que o acordo firmado entre as três forças partidárias "vigora na presente legislatura e na próxima legislatura".
Em relação às autárquicas de 2021, e também às próximas legislativas nacionais, é definido o compromisso de se construírem "mecanismos de diálogo e negociação", embora estes venham a ser analisados "caso a caso”.
Segundo a mesma fonte, os líderes regionais do PSD, CDS e PPM manifestam-se "determinados a assegurar uma base institucional sólida" e dizem que vão honrar a "memória histórica" de cada um dos seus partidos.
No texto são estabelecidos 19 objetivos comuns e estipulados compromissos em termos parlamentares, nomeadamente o voto em solidariedade de temas como o programa de Governo, orçamentos, moções de confiança ou censura, revisões constitucionais ou iniciativas legislativas da responsabilidade do executivo, referentes a temas acordados ou que necessitem de maioria absoluta.
Na saúde, é defendida uma política "centrada na prevenção da doença" e é admitido o recurso a alternativas no setor social e privado, que "não devem ser recusadas por motivos ideológicos".
O Vale Saúde - uma iniciativa para combater as listas de espera, passará a ter um "caráter universal" e verá o seu valor "atualizado", embora não seja detalhado o montante em causa.
Será ainda garantida a "independência" da Autoridade de Saúde Regional, não podendo ser o responsável maior desta, como sucede atualmente, também elemento do Governo dos Açores.
Para a classe docente, será estimulado o "rejuvenescimento" e a formação, "num processo que deve envolver a Universidade dos Açores".
Juventude, cultura, diáspora, família e solidariedade são outras matérias com objetivos comuns entre PSD, CDS e PPM.