O Presidente da Câmara Municipal da Horta informou que o fogo-de-artifício foi cancelado a fim de evitar ajuntamentos na Avenida 25 de Abril, mas que o investimento que se encontrava previsto para a animação de Natal do concelho será redirecionado para o apoio a famílias carenciados e idosos, bem como para a restauração e unidades turísticas locais.
José Leonardo Silva, conta distribuir, no dia 24 de dezembro, cerca de 1.000 Ceias de Natal Solidárias em regime take away, à base de pratos tradicionais, para, em conjunto com a restauração da ilha, chegarem àqueles idosos sem apoio e famílias com elevado nível de carência, para que a noite de Natal seja menos solitária.
Considerando que as atividades que se previam realizar no início do ano, não têm condições sanitárias para serem colocadas de pé, o autarca considera fundamental que haja uma resposta de apoio ao setor do alojamento.
Com o fogo-de-artifício a Câmara Municipal lança uma nova medida de excecional, mostrando-se disponível para comparticipar as estadias que os faialenses queiram realizar, em unidades de turismo local, na passagem de ano e durante esse fim-de-semana.
O reforço da iluminação de Natal é também uma das novidades, para trazer alegria à cidade, através da criação de polos de luz desde o Adro da Igreja da Conceição à Igreja das Angústias.