A quinta edição do AnimaPIX, festival de animação na ilha do Pico, está a decorrer durante este mês de dezembro.
Devido às restrições que a pandemia veio causar aos eventos, a MiratecArts decidiu omitir as apresentações de cinema para os mais novos. Mesmo assim, a entidade organizadora avançou com uma lista de livros ilustrados em destaque na revista da associação cultural bem como com exposições e eventos com pequenos grupos, para os quais será necessário registo para participar.
Para a audiência em geral está aberta ao público a sala de exposições na Biblioteca Auditório da Madalena. Em memória do grande criador da Mafalda, Quino, falecido este ano, podem visitar uma instalação sobre esse tema.
Aqui também se destaca a exposição comemorativa dos 10 anos do Concurso Internacional de Banda Desenhada "Avenida Marginal". Esta trienal de BD, com génese na ilha do Faial, é organizada por Marco Fraga Silva.
Na revista número 25 da MiratecArts, está em destaque uma seleção de livros. Além de editorial a comemorar um ano com Néveda e o livro "Néveda nos Açores", três livros açorianos entram na lista, assim como os vencedores de prémios do ano.