O Governo Regional dos Açores anunciou, ontem, que as medidas restritivas aplicadas em São Miguel devido à pandemia de Covid-19 vão prolongar-se até 29 de janeiro.
Em conferência de imprensa, em Angra do Heroísmo, o secretário regional da Saúde, Clélio Meneses, referiu que a ilha de São Miguel mantém quatro concelhos com alto risco de transmissão do novo coronavírus.
Por isso, acrescentou, as medidas restritivas aplicadas, que já estavam em vigor até dia 22, vão prolongar-se até ao dia 29 de janeiro.
Assim, todas as escolas da ilha vão manter o ensino à distância e haverá recolher obrigatório às 20h00 nos dias úteis e às 15h00 ao fim de semana, ainda que com várias exceções, como deslocações por motivos de saúde, para o trabalho e para a compra de bens essenciais.
Por outro lado, será “permitida a exceção para exercício de direito de voto” na circulação, a partir das 15h00, na ilha de São Miguel, no próximo domingo, em que se realizam as eleições presidenciais.
Foi ainda “definida a possibilidade de teletrabalho para um dos progenitores de crianças até 12 anos que estejam em regime de ensino à distância”.
Já nas restantes oito ilhas dos Açores, em que o nível de transmissão é baixo, voltará a ser permitido público em espaços desportivos, ainda que com uma limitação a um quarto da lotação.
Lusa/AO/RP