José Manuel Bolieiro defendeu sexta-feira que “é importante a aprovação de uma lei no quadro de emergência sanitária que clarifique as competências das autoridades de saúde regionais na prevenção e resposta às situações de pandemia”.
Segundo disse, “o distanciamento geográfico dos centros, quer do português, quer da Europa, e a dimensão arquipelágica são características que exigem uma proteção e uma segurança que vão muito para além das meras funções s elementares da presença dos serviços de Estado em exercício de soberania”.
Nesse sentido, referiu que “as fragilidades vêm sempre ao de cima com as condições climatéricas, ainda por cima com os fenómenos extremos resultantes das alterações climáticas, e agora também com a chegada desta pandemia, sendo que as ameaças são novas e crescentes”.
O chefe do Executivo açoriano falava, por videoconferência, durante uma intervenção no 6.º Curso Intensivo de Segurança e Defesa, promovido entre o Governo Regional os Açores e o Instituto de Defesa Nacional.