Para o ano 2021, a nível regional foi submetido um número recorde de candidaturas de zonas balneares ao Programa de educação ambiental Bandeira Azul.
As 45 zonas balneares estão distribuídas por seis ilhas e 11 concelhos, sendo uma em Santa Cruz da Graciosa, duas em São Roque do Pico, três na Lagoa e em Vila Franca do Campo, quatro na Horta, Ribeira Grande, Povoação e Vila do Porto, cinco em Ponta Delgada, sete em Angra do Heroísmo, e oito na Praia da Vitória.
Ao nível das marinas candidatas, o número é igual ao ano de 2020, cinco, a que correspondem as marinas da Horta, Praia da Vitória, Angra do Heroísmo, Ponta Delgada e Vila do Porto.
O número de candidaturas das zonas balneares à Bandeira Azul tem vindo a crescer de forma consistente (de 31 em 2015 passou para 45 em 2021), o que é um indicador positivo e significativo para os Açores ao nível do desenvolvimento sustentável dos seus territórios e da cidadania ambiental ativa das suas populações, graças ao empenho, perseverança e trabalho desenvolvido pelos seus promotores – os municípios.
O Programa Bandeira Azul desenvolve-se a nível mundial e em Portugal a sua organização é da competência da Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE); a coordenação na Região Autónoma dos Açores é assegurada pela Secretaria Regional do Mar e das Pescas, através da Direção Regional dos Assuntos do Mar.