O PS/Açores congratula-se pela aprovação do projeto LIFE IP Climaz por parte da Comissão Europeia que disponibilizou 11,9 M€ para ajudar as entidades locais a implementar o programa de adaptação e mitigação às alterações climáticas nos Açores.
O projeto que foi candidatado pelo Governo Regional do PS em 2020, teve agora a sua aprovação e comparticipação financeira pela Comissão Europeia”, acrescentou o deputado José Contente, do PS/Açores, recordando que “o primeiro projeto LIFE - designado LIFE VIDALIA consistiu num programa de valorização e inovação que permite a conservação de espécies da flora endémica do arquipélago”.
Também em 2019 foi aprovado o projeto LIFE IP AZORES NATURA que abrange 24 Zonas Especiais de Conservação procurando obter um contributo significativo para a conservação de espécies e habitats protegidos em ecossistemas terrestres, costeiros e marinhos dos Açores”.
O LIFE IP AZORES NATURA tem a duração de nove anos e um orçamento total de dezanove milhões de euros.
José Contente referiu também o LIFE BEETLES, “um projeto de conservação da Natureza cofinanciado em 55% pela União Europeia, coordenado pela Direção Regional do Ambiente que tem como parceiro a AZORINA S.A., num investimento global de 1,76 milhões de euros, com a duração de 5 anos”.