O Presidente do PS/Açores alertou, ontem, para o facto dos valores apresentados no Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) não coincidirem com “os valores em relação aos quais há um compromisso formal do Governo da República perante o anterior Governo Regional”, solicitando um esclarecimento que possa resultar numa plena concretização dos objetivos apresentados no Plano.
Segundo Vasco Cordeiro estamos a falar de uma diferença de 720 milhões de euros de compromisso assumido para uma verba de 580 milhões agora previsto.
Das quatro orientações estratégicas apresentadas, o presidente do PS recordou ao nível do reforço dos serviços públicos, como a Saúde e a Educação, a execução de dois projetos fundamentais: o “Hospital Digital”, que convoca um investimento de 30 milhões de euros, e a “Educação Digital”, que congrega cerca de 40 milhões de euros.
No eixo das transições climáticas e digitais, destaque para o projeto “Transição Energética nos Açores”, com um investimento de 115 milhões de euros e estão previstos 35 milhões de euros para a implementação da Estratégia Regional de Combate à Pobreza e Exclusão Social – Redes de Apoio Social nos Açores. Referência ainda à verba de 60 milhões de euros destinada à Habitação.
Já no que diz respeito à revitalização e crescimento económico, Vasco Cordeiro destacou o montante de 125 milhões de euros para “Recapitalizar o Sistema Empresarial dos Açores”, bem como o projeto de “Desenvolvimento do Cluster do Mar dos Açores”, no montante de 32 milhões de euros. Neste ponto foi ainda mencionado o projeto de “Relançamento da Agricultura Açoriana”, com 30 milhões de euros, e o investimento de cerca de 60 milhões de euros na melhoria de circulação de pessoas e bens nas várias ilhas.