O Vice-Presidente do Governo afirmou ontem que o Plano e Orçamento da Região para 2021 irá “traduzir os esforços comuns para debelar a crise económica e social que se atravessa”, reiterando que, num período de emergência social, o “reforço das respostas sociais é, não só uma necessidade, como um dever”.
Artur Lima falava à margem do plenário do Conselho Económico e Social dos Açores, onde apresentou as linhas gerais do Plano e Orçamento da Vice-Presidência do Governo para 2021.
Artur Lima, que conjuga as áreas da solidariedade social, habitação, poder local, comunidades e Aerogare Civil das Lajes, apresenta uma despesa total no orçamento de 71 milhões de euros, sendo que 60,5 milhões são do Plano de Investimentos e 10,5 milhões referem-se a despesas de funcionamento.
O Vice-Presidente do Governo anunciou como prioridades o combate à pobreza e a exclusão social, o desenvolvimento de um novo modelo de cuidados aos idosos e a ampliação e reforço das respostas sociais destinadas a públicos com necessidades especiais e aos doentes deslocados.