O deputado do Partido Socialista dos Açores à Assembleia da República, João Castro, mencionou, no decorrer da audição regimental ao Ministro das Infraestruturas e Habitação, a questão do Aeroporto da Horta, sublinhando, na ocasião, “que a ampliação e o aumento das RESA são condições essenciais para que se eliminem as penalizações da operação a este aeroporto”.
O parlamentar socialista relembrou que a perspetiva de financiamento para esta infraestrutura, através do PT 2030, foi prevista no âmbito do Plano Nacional de Investimentos aprovados na Assembleia da República. Sublinhou ainda a constituição de um grupo de trabalho que pretendia avaliar a solução técnica para eliminação dos constrangimentos e penalizações da operação atual.
Em resposta, o Secretário de Estado e Adjunto das Comunicações destacou estarem a trabalhar com o Ministério do Planeamento para perceber se “no próximo Quadro Comunitário de Apoio esta despesa é elegível e estão a fazer um esforço para ter uma fonte de financiamento europeia para acorrer a esta situação e resolver este problema.
Também a deputada do PSD/Açores na Assembleia da República, Ilídia Quadrado, questionou o Governo para saber o ponto de situação do estudo sobre a ampliação da pista do Aeroporto da Horta.
Perante as respostas pouco claras do Governo, os deputados consideram essencial que se esclareçam os faialenses e os açorianos.
A deputada ficou a saber "que o diagnóstico atual não é de todo satisfatório, pois o estudo da Câmara Municipal da Horta foi avaliado pelo LNEC e pela ANAC, e ambas concluíram que os custos estão subavaliados. Ou seja, a obra custará muito mais do que a estimativa inicial de 35 a 40 milhões de euros.