Os seis festivais de verão das ilhas do triângulo estão cancelados.
A decisão foi assumida ontem, em conferência de imprensa, promovida pela Associação de Municípios do Triângulo onde marcaram presença os presidentes de cinco dos seis municípios das ilhas do Pico, Faial e São Jorge.
José António Soares, presidente da Câmara Municipal da Madalena disse que apesar de ser um anúncio difícil, estão convictos que esta é a decisão que melhor defende a saúde dos munícipes e garante a sua segurança.
José Leonardo Silva, presidente da Câmara Municipal da Horta, justificou a decisão de não realizar a Semana do Mar com a indefinição que existe em torno da Covid-19.
Luís Silveira, presidente da autarquia das Velas, anunciou que para além da semana cultural, também as festas de São Jorge estão canceladas devido à pandemia.
Mark Silveira, presidente da câmara municipal de São Roque informou que o cais agosto não tem nenhuma componente religiosa, daí não fazer sentido desenvolver qualquer atividade cultural, recordando que é um festival de jovens, e que os jovens vão ser os últimos a ser vacinados .
Roberto Silva, presidente da câmara Municipal das Lajes, admitiu que não fazer a semana dos baleeiros, em fim de um ciclo de mandato, é triste, mas espera que as pessoas percebam, uma vez que a saúde está em primeiro lugar.
A maioria das verbas inscritas nos festivais de verão das ilhas do triângulo vão ser canalizadas pelos municípios para investir no concelho, para aproveitar os fundos comunitários, ajudar as empresas e o comércio local e melhorar a rede viária.