Arrancou esta semana em todo o território nacional a maior operação estatística do país, organizada pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).
A primeira fase começou com a distribuição das cartas com a informação necessária para a resposta ao XVI Recenseamento Geral da População e VI Recenseamento Geral da Habitação, ou seja, aos Censos 2021.
As cartas estão a ser colocadas nas caixas de correio pelos recenseadores contendo os códigos e toda a informação necessária para a resposta aos Censos através da Internet, devendo as pessoas responder em censos2021.ine.pt a partir de 19 de abril e, preferencialmente, até dia 3 de maio.
Para responder basta aceder ao site, colocar o código e a password indicados na carta do INE, responder às questões e quando terminar selecionar “Entregar”.
Para os cidadãos que não têm Internet, o INE disponibiliza outros modos de resposta, nomeadamente o telefone 210 542 021.
A exaustividade da recolha e do tratamento dos dados dos Censos conferem a esta operação estatística, realizada de 10 em 10 anos, um papel único no conhecimento do parque habitacional e da realidade demográfica, social e económica do país, produzindo também informações imprescindíveis para a tomada de decisões de investimento pelos sectores público e privado.