Lucas Amaral, natural da ilha do Pico, é o mais jovem açoriano a engarrafar vinho nos Açores.
O jovem, proprietário da Adega Amaral, engarrafou recentemente três vinhos que já se encontram disponíveis no mercado.
Produzidos com as castas Arinto, Verdelho e Fernão Pires, esta é uma produção de cerca de 14.500 litros.
Lucas Amaral em declarações à Rádio Pico fala sobre os seus vinhos e onde podem ser encontrados.
Lucas Amaral informou que desde pequeno foi criado entre os currais de vinha. O gosto pelos vinhos foi aumentando, tirou formação no continente e quando voltou decidiu investir produzindo as suas próprias uvas, criando a sua adega e agora o seu próprio vinho.
Quanto a espectativas o empreendedor admite, que nesta primeira fase, pretende colocar o vinho no mercado regional dos Açores e Madeira, podendo chegar também a pequenos espaços comerciais no continente. No futuro pretende aumentar a produção e estender para outros mercados. No entanto admite que quem quiser adquirir o seu vinho pode fazê-lo através do site sendo apenas aplicado o preço de transporte.
No programa Duarte Neves Convida, de sábado, Miguel Costa deputado do PS da ilha do Pico, disse que a vinha e o vinho na ilha tem tido um percurso assinalável e admitiu que os vinhos são de boa qualidade.
O deputado acrescenta que a aposta de um jovem em tempo de pandemia é arrepiante porque sabe da qualidade dos seus produtos e lança três novos vinhos para o mercado sendo mais uma marca da identidade do Pico e dos Açores.
Carlos Freitas, deputado do PSD da ilha do Pico, disse que são exemplos como o de Lucas Amaral, que o faz sentir orgulhoso enquanto picaroto e afirma que com ambição e teimosia consegue-se chegar longe, e a prova está à vista.
O deputado espera ainda que este jovem empreendedor seja exemplo para outros jovens.
Duarte Freitas, Secretário Regional da Juventude, Qualificação Profissional e Emprego, defendeu o reforço de parcerias que sejam promotoras do empreendedorismo jovem, salientando a importância do trabalho em cooperação que deve ser desenvolvido entre várias entidades dos Açores em prol dos jovens.
O governante falava à margem do lançamento dos vinhos da Adega Lucas Amaral, que decorreu na câmara Municipal da Madalena, onde assegurou que o XIII Executivo Regional vai reforçar a atenção ao empreendedorismo jovem, criando “melhores condições às iniciativas proativas e autónomas da juventude Açoriana”.