A deputada do PS/Açores, Marta Matos, alertou, esta semana, para as incongruências verificadas no Plano Regional Anual para 2021, na área da Solidariedade Social na ilha do Pico, solicitando esclarecimentos ao governo quanto às três Misericórdias da ilha.
A parlamentar, que intervinha no âmbito do debate sobre as propostas do Plano e Orçamento para o presente ano, não percebe a razão pela qual a obra da Creche e ATL da Santa Casa da Misericórdia das Lajes do Pico não foi considerada como prioritária, tendo já sido “sinalizada e reivindicada pela própria instituição como uma primeira prioridade ao nível das intervenções nas respostas sociais na ilha do Pico”.
Carlos Freitas deputado do PSD eleito pela ilha do Pico que intervinha no plenário, recordou que em 2020 estava inscrita uma verba para o infantário da Santa Casa da misericórdia das Lajes do Pico, contudo não foi transferida qualquer verba. O deputado informou ainda que já foi entregue uma proposta de alteração ao Plano e Orçamento para resolver este problema, deixado pelo anterior governo Socialista.
Artur Lima, vice-presidente do governo regional, recordou que reuniu com a provedora de São Roque e foram ouvidos os provedores da Madalena e Lajes por teleconferência.
Artur Lima lamentou o estado em que foram deixados os idosos na Madalena e admitiu que ao longo dos últimos quatro anos nunca ouviu a deputada do PS, eleita pela ilha do Pico, falar da Misericórdia das Lajes do Pico.