O Presidente do Governo Regional dos Açores, José Manuel Bolieiro, valorizou na sexta-feira a aprovação, na Assembleia Legislativa da Região, do Plano e do Orçamento para 2021, dizendo que tal “honra, desde logo, a Democracia, a pluralidade e a Autonomia dos Açores”.
José Manuel Bolieiro elogiou a “centralidade” da Assembleia Legislativa Regional na discussão e votação dos documentos, reiterando algumas prioridades do Plano e Orçamento: o combate à pandemia de covid-19, a valorização profissional e eliminação progressiva dos vínculos laborais, nomeadamente na Saúde e Educação, o financiamento da Saúde, a redução de impostos ou a Tarifa Açores, de viagens aéreas inter-ilhas até 60 euros para residentes.
O Orçamento dos Açores para 2021 foi aprovado sexta-feira à tarde na Assembleia Regional em votação final global pelo PSD, CDS-PP, PPM, Chega e Iniciativa Liberal, a abstenção do PAN e os votos contra de PS e BE.
O Orçamento dos Açores para este ano é de cerca de 1.900 milhões de euros, dos quais 165,7 milhões destinados ao transporte aéreo e à reestruturação da SATA.