O Governo dos Açores disponibiliza incentivos à introdução de veículos elétricos novos na Região, quer sejam adquiridos ou quer sejam alvo de contrato de locação financeira (‘leasing’), podendo agora a comparticipação chegar aos 4.550 euros, caso se verifiquem todas as majorações previstas.
Assim, o incentivo financeiro à aquisição de veículos automóveis ligeiros é de 10%, até 3.000 euros, no caso de pessoas singulares, e até 2.000 euros, no caso de pessoas coletivas.
Estão disponíveis diversas majorações, como no caso de o candidato ter tarifa de eletricidade diferenciada no tempo, de modo a incentivar o carregamento do veículo elétrico em períodos de vazio, favorecendo um aumento das fontes de energia limpas no sistema electroprodutor. Neste caso a majoração é de 250 euros.
Está também prevista uma majoração de 250 euros nas ilhas pertencentes à Rede Mundial de Reservas da Biosfera da Unesco.
De modo a promover a transição dos veículos de combustão interna para os veículos elétricos, está disponível uma majoração de 750 euros referente ao abate.
É ainda atribuída uma majoração de 300 euros a pessoas com deficiência, considerando as diversas acessibilidades que o veículo elétrico proporciona.
É também comparticipada em 20% a aquisição de motociclos de duas rodas ou ciclomotores e de triciclos motorizados ou quadriciclos até um limite de 750 euros por candidatura. Relativamente a velocípedes com motor, o incentivo é de 250 euros.
As candidaturas aos incentivos à aquisição de veículos elétricos e pontos de carregamento são efetuadas no Portal da Energia Açores.