A Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários do Faial será a primeira instituição faialense a receber, do Município da Horta, a chave da cidade.
A distinção será entregue no próximo dia 16 de maio, numa cerimónia que vai assinalar o 19.º Dia Municipal do Bombeiro.
A atribuição da chave da cidade foi proposta pelo Presidente da Câmara Municipal como reconhecimento pela missão humanitária e de proteção civil desempenhada no concelho, logo após a passagem do Furacão Lorenzo, para ser atribuída no 19.º Dia Municipal do Bombeiro, em 2020, numa cerimónia que veio a ser adiada devido ao confinamento geral decretado aquando da 1.ª vaga da pandemia pela covid-19.
Em reunião realizada com a Direção da Associação e o Comando dos bombeiros, foi decidido assinalar, vinte anos depois, o Dia Municipal do Bombeiro no aniversário da Associação, a 16 de maio, em cerimónia que vai ter lugar no Teatro Faialense, também com a atribuição de diplomas de serviço e a tomada de posse da equipa de comando.
No decorrer da reunião foi celebrado o protocolo de cooperação com a Associação, no valor de 72 mil euros para suportar a realização de ações de prevenção em matéria de proteção civil, incluindo simulacros de teste ao Plano Municipal de Emergência.