O Secretário Regional da Saúde e Desporto presidiu em Angra do Heroísmo, à apresentação da 20ª edição da GALA DO DESPORTO AÇORIANO. Devido à situação epidemiológica provocada pela pandemia COVID-19, que afetou e continua a afetar o Desporto de uma forma geral, os troféus serão entregues de forma descentralizada e individualizada pelos serviços de desporto de ilha - anunciou na ocasião o Diretor Regional do Desporto, Luís Carlos Couto.
Para Clélio Meneses, é tempo de agradecer a todos quantos, em tempo de particular exigência, tudo fizeram para alcançar os melhores resultados, em prol do desporto açoriano.
Para esta edição são nove as categorias que enquadram os 74 galardoados, designadamente: Comunicação Social (2), Entidades (1), Personalidades (34), Resultados e Classificações Nacionais e Participações Internacionais (21), Alto Rendimento (3), Seleções Nacionais (10), Desportista do Ano (1), Prestígio Desportivo Anual (1) e Carreira de Prestígio (1).
Os 74 galardoados encontram-se distribuídos por 7 das 9 ilhas da Região, correspondente a um total de 97 troféus
No âmbito das categorias “Desportista do Ano” e “Prestígio Desportivo Anual”, os órgãos de comunicação social elegeram:
“Desportista do Ano” - O atleta faialense de Trail Running, Dário Furtado Moitoso.
“Prestígio Desportivo Anual” – O treinador de judo jorgense, Victor Fernando Machado Soares.
Pela primeira vez, é atribuído um troféu na categoria “Carreira de Prestígio”, visando homenagear a título individual, aqueles que nas diversas áreas do Desporto se notabilizaram, de forma excecional, pela sua conduta e desempenho, contribuindo de forma muito expressiva para a valorização do Desporto Açoriano, bem como para uma maior promoção e afirmação externa dos Açores.
Tratando-se de uma categoria muito mais abrangente que as anteriores, associada ao forte simbolismo que a mesma representa para a valorização do desporto açoriano, bem como à carreira excecional desenvolvida por um conjunto de pessoas, cabe à Secretaria Regional da Saúde e Desporto, sob proposta da Direção Regional do Desporto, a responsabilidade dessa nomeação, cujo eleito é José Duarte Mendes Pamplona do Couto, da ilha Terceira.
Atentos à situação epidemiológica provocada pela pandemia COVID-19, que afetou e continua a afetar o Desporto de uma forma geral, os troféus serão entregues de forma descentralizada e individualizada pelos serviços de desporto de ilha.
A lista final dos nomeados será disponibilizada no Portal do Governo dos Açores, na página da Direção Regional do Desporto.