O Governo Regional, Ordem e Sindicato dos Farmacêuticos concluíram ontem com sucesso as conversações com vista à integração dos profissionais com contrato individual de trabalho nas carreiras farmacêutica e especial farmacêutica, bem como a progressão na carreira.
Foi durante uma reunião em Angra do Heroísmo que juntou à mesma mesa o Secretário Regional da Saúde e Desporto e o Diretor Regional da Saúde, com as representantes nos Açores da Ordem, Margarida Martins, e do Sindicato, Daniela Garcia. Marcaram também presença na reunião, por videoconferência, o Presidente do Sindicato Nacional dos Farmacêuticos, Henrique Reguengos, e o representante nacional da Ordem, Tiago Rodrigues.
Foi assumido pelo Secretário Regional da Saúde e Desporto, dar orientações aos Hospitais e às Unidades de Saúde de Ilha para a operacionalização, com efeitos imediatos, da integração dos profissionais com contrato individual de trabalho nas carreiras farmacêutica e especial farmacêutica. Foi também decidido promover a equidade entre profissionais de saúde, propondo, 1,5 pontos por ano para efeitos de progressão na carreira e respetiva valorização remuneratória.
No final da reunião Clélio Meneses expressou satisfação pelo acordo alcançado.
Para o governante “este foi um passo determinante na concretização das pretensões dos farmacêuticos e, sobretudo, no sentido da dignificação das suas carreiras”.