O presidente do executivo regional, que falava em conferência de imprensa no Palácio de Santana, em Ponta Delgada, acompanhado do vice-presidente, Artur Lima e do secretário regional da Saúde e do Desporto, Clélio Meneses, anunciou que está a caminho dos Açores uma equipa militar constituída por seis enfermeiros, dois médicos e um farmacêutico, para colaborar com as equipas açorianas na inoculação da população das ilhas sem hospital.
José Manuel Bolieiro deixou uma “palavra de apreço e de gratidão” ao Governo da República, especificamente à secretária de Estado dos Assuntos Europeus, Ana Paula Zacarias, que defendeu a “importância estratégica de considerar as Regiões Ultraperiféricas como um laboratório epidemiológico e de conquista de imunidade comunitária”, e ao ministro da Defesa Nacional, João Gomes Cravinho, “que assegurou os meios militares que ajudarão” no processo.
Esta equipa militar do Continente, ficará nos Açores durante as próximas três semanas, sendo a primeira 'paragem' na ilha de Santa Maria.
Para acompanhar esse processo, irá estar nos Açores, na próxima sexta-feira, o coordenador da 'Task Force', o Vice-Almirante.