O PSD, CDS-PP e PPM entregaram no Parlamento dos Açores uma iniciativa legislativa que visa criar uma bolsa de estudo para alunos da Região que pretendam frequentar mestrados na área da formação de professores, com o objetivo de responder à falta de docentes que se “tem vindo a acentuar”.
Segundo o deputado Joaquim Machado, “a falta de professores já não é um problema exclusivo das ilhas mais pequenas ou dos concelhos periféricos dos Açores, mas atinge já as grandes cidades”.
O deputado do PSD/Açores salientou que a iniciativa dos partidos que suportam o atual Governo Regional, que visa atribuir bolsas de estudo para alunos açorianos que pretendam frequentar mestrados na área da formação de professores, “é um passo para a resolução do problema” da falta de docentes.
O projeto de decreto legislativo regional prevê que possam candidatar-se a esta bolsa de estudo os alunos que comprovem estar matriculados em mestrados na área da formação de professores, desde que residam na Região ou nela tenham frequentado todo o ensino secundário.
O diploma prevê ainda que os candidatos possuam uma nota de candidatura ao ensino superior igual ou superior a 145 pontos e não sejam detentores de habilitação profissional para a docência.