A “Tarifa Açores”, recentemente implementada pelo Governo dos Açores, veio dar resposta a uma há muito anunciada necessidade de mobilidade entre as ilhas da Região.
Não sendo, de todo, inesperado, o sucesso desta iniciativa levou o Governo Regional dos Açores, através da Secretaria Regional dos Transportes, Turismo e Energia, a solicitar à SATA o reforço a partir do dia de hoje de 36 voos de ligação das ilhas de São Miguel e Terceira para as restantes ilhas da Região nos meses de julho e agosto.
Esta solicitação surge no sentido de eliminar eventuais constrangimentos na oferta que pudessem existir para as populações residentes, bem como para turistas, em resultado do referido aumento da procura e do incremento expectável no decorrer da época alta da atividade turística.
A Secretaria Regional dos Transportes, Turismo e Energia, numa colaboração articulada com a SATA, manterá uma atenta monitorização da operação futura e do ritmo crescente de reservas, de forma a reforçar a oferta de voos sempre que se manifeste necessário.
A “Tarifa Açores” é entendida pelo Governo dos Açores como estratégica para o desenvolvimento interno e para o reforço da coesão territorial, para o estímulo da Açorianidade e para a identidade Açoriana, tendo em vista um importante efeito multiplicador social e económico.
Recorde-se que a “Tarifa Açores” disponibiliza passagens de ida e volta de até 60 euros para residentes nos Açores para viagens entre duas ilhas da Região.