O Secretário Regional da Agricultura e Desenvolvimento Rural, António Ventura, anunciou quarta-feira que o Governo dos Açores pretende desenvolver, nos próximos quatro anos, novas “dimensões produtivas”, particularmente a biológica, em todas as ilhas dos Açores.
Durante uma conferência de imprensa em Angra do Heroísmo, para apresentar o ‘1.º Fórum da Agropecuária Biológica - Açores Bio21’, António Ventura explicou que esta iniciativa pretende “capacitar, diferenciar e qualificar o setor Agropecuário Açoriano, nesta vertente da agricultura biológica.”
A ser realizado entre junho e novembro, nas nove ilhas dos Açores, o governante explicou que este Fórum contará com um “diversificado leque de iniciativas”, tais como Ações de Informação, Seminários, workshops, Visitas Técnicas, BioRoteiros e ‘Showcookings’.
Para o responsável do setor, importa “reposicionar os Açores” no regresso da agricultura como uma nova atratividade económica e “afirmar o seu caráter sustentável”.
O ‘1.º Fórum da Agropecuária Biológica - Açores Bio21’ pretende promover uma rede regional de cooperação, conhecimento e capacitação para o modo de produção biológico.
Para além de apresentar e promover os produtores e produtos biológicos dos Açores, adiantou ainda António Ventura, é também intenção contribuir para “mitigar os grandes desafios globais como as alterações climáticas e as crises sanitárias.”
Os Açores contam, atualmente, com 184 produtores biológicos, que produzem em todas as ilhas, ocupando uma área total de 2.376 hectares.