O Secretário Regional da Saúde e Desporto, Clélio Meneses, esteve presente ontem à tarde no Pico, no encerramento da “Operação Periferia”, abrangendo as ilhas sem hospital.
Clélio Meneses visitou o Centro de Vacinação de São Roque, instalado no Salão da Filarmónica União Artista. O governante agradeceu, na ocasião, o empenho e o espírito de missão dos profissionais que ali cumpriam a última etapa da segunda fase da “Operação Periferia” e, através deles, a todos os profissionais de saúde que participaram nas etapas anteriores.
Clelio Meneses faz um balanço muito positivo desta operação acrescentando que foi a forma de imunizar as ilhas dos Açores sem hospital e conseguiram alcançar esse objetivo em todas as ilhas, exceto nas Flores, onde estão a cerca de 200 doses de alcançar 70% da população vacinada com as primeira e segunda tomas.
Clélio Meneses adiantou ainda que o processo de vacinação contra a covid-19 vai conhecer um maior incremento nas ilhas sem hospital, para permitir que em finais de julho ou meados de agosto a população açoriana esteja vacinada com duas doses.
No total de ambas as fases da “Operação Periferia” foram vacinadas 14.695 pessoas, com ambas as doses, nas ilhas sem hospital, à exceção do Corvo, a primeira a receber a vacinação em massa, no mês de março deste ano.