A Secção Regional da Região Autónoma dos Açores da Ordem dos Enfermeiros concluiu, em Ponta Delgada, o processo inicial de inscrição dos alunos finalistas de Enfermagem da região, depois de ter estado em Angra do Heroísmo no início da semana.
Neste âmbito, o Presidente do Conselho Diretivo Regional, Enfermeiro Pedro Soares, salientou: “Terminamos hoje em Ponta Delgada a inscrição dos novos Enfermeiros dos Açores. Assim, após o respetivo processamento pela Comissão de Atribuição de Títulos, teremos cerca de 80 Enfermeiros aptos para ingressar nas diversas instituições da região. Conforme já alertámos várias vezes, este reforço é fundamental para o sistema regional de saúde como garante do presente e preparação do futuro próximo.”
Relativamente ao programa estagiar L, o Enfermeiro Pedro Soares aproveitou a ocasião para deixar um alerta aos Enfermeiros na região: “Infelizmente, algumas entidades privadas estão a utilizar o programa de empregabilidade Estagiar L para ter Enfermeiros num regime que consideramos ser de clara irregularidade e exploração, para não falar de falta de respeito. No setor público obtivemos a garantia de que isso não irá acontecer.
"É necessário que, de uma vez por todas, termine este programa para os Enfermeiros!” Pedro Soares explica ainda que “graças ao alto patrocínio do Gabinete da Senhora Bastonária e ao total apoio da Comissão de Atribuição de Títulos da Ordem dos Enfermeiros, foi possível encurtar ainda mais o tempo de inscrição dos novos colegas e, desta forma, contribuir para um ingresso na profissão o mais célere possível, numa altura em que o reforço das equipas é fulcral”. “Outro fator determinante neste processo foi a descentralização dos serviços da Secção Regional dos Açores da Ordem dos Enfermeiros, com a abertura de um espaço na Terceira para os colegas que terminaram o curso nessa ilha. Esta mobilização de recursos permitiu agilizar ainda mais o processo e promover a comodidade dos novos membros, prestando-lhes um apoio personalizado neste processo de inscrição”, refere Pedro Soares.