A UGT/Açores reivindicou a prorrogação dos programas de manutenção do emprego, como o ‘lay-off’, e uma “rápida implementação” do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) devido ao “agravamento” da pandemia da covid-19 na região.
Em nota de imprensa, a UGT/Açores disse ser “oportuno reivindicar a manutenção e o reforço das medidas de apoio à economia e ao emprego” devido ao “agravamento” da pandemia da covid-19 nos Açores e no resto do país.
A central sindical pretende uma “rápida implementação do PRR para “apoiar” e “recuperar o maior número de empresas e de empregos possível”.
A UGT/Açores quer ainda uma “aplicação criteriosa” do PRR e dos restantes fundos comunitários, investindo no “apoio às empresas” para não repetir os “erros do passado”.
“A UGT/Açores defende a necessidade urgente de se encetarem negociações junto do setor bancário para o prolongamento das moratórias junto das empresas e dos agentes económicos que se mostrem economicamente viáveis, geradores riqueza e emprego”, acrescentou a central sindical.
Segundo a UGT/Açores, aquelas reivindicações “tornam-se agora mais pertinentes e oportunas do que nunca”, devido aos dados preliminares do Censos 2021, que dão conta de uma quebra de população residente no arquipélago açoriano.