O Vice-Presidente do Governo Regional dos Açores, Artur Lima, defendeu hoje que o “estreitamento da relação” entre o poder local e o Governo Regional permite “resolver rapidamente os problemas identificados”, nomeadamente as carências habitacionais no arquipélago.
Artur Lima falava ontem, em São Jorge, na cerimónia de assinatura de um contrato ARAAL entre a Vice-Presidência do Governo e a Câmara Municipal de Velas, que tem como intuito garantir as condições de estabilidade e de edificabilidade dos lotes dos Casteletes, na Urzelina, para posterior construção de habitações.
Face aos “problemas que existiam há muitos anos” com aqueles lotes, o governante realçou o compromisso estabelecido com o Presidente da Câmara Municipal de Velas para encontrar uma solução para esta situação.
De forma a garantir um aumento da oferta habitacional na ilha de São Jorge, o contrato assinado prevê que a Vice-Presidência garanta o financiamento do projeto em cerca de 280 mil euros e preste apoio técnico sempre que solicitado, enquanto ao Município de Velas cabe elaborar o projeto inerente à empreitada, lançar o concurso e fiscalizar a obra.
Segundo o Vice-Presidente do Governo, essa estratégia de cooperação com o poder local é “para continuar no futuro”, a fim de, por exemplo, se responder mais eficazmente ao desafio da fixação das populações no território.
Artur Lima asseverou ainda que “ganha a Câmara Municipal, ganha o Governo e ganham os munícipes do Concelho de Velas e que é isso que deve mover o poder regional e o poder local”.