A partir de agora os bombeiros de São Roque do Pico estão melhor equipados.
Os bombeiros voluntários de São roque do Pico receberam ontem duas viaturas para reforço da sua frota de combate a incêndios e resgate.
A aquisição deste equipamento resultou da parceria com a Câmara Municipal de São Roque num investimento de 180 mil euros dividido em duas fases, uma primeira em abril com a aquisição de equipamento de proteção individual e a segunda, com viaturas capazes de transportar equipamentos, meios humanos e fazer resgates em situações de difícil acesso.
Estes veículos tratam-se de um pronto-socorro ligeiro para combater pequenos incêndios florestais como queimadas em vinhas e um veículo para operações de resgate e salvamento em zonas de difícil acesso como trilhos com lama ou no resgate de animais. Estas são as primeiras viaturas deste tipo nos Açores e talvez do país.
Mark Silveira, presidente do município, assume que o aumento do fluxo de turismo, principalmente em trilhos, foi uma das principais razões para a aquisição destes equipamentos. O autarca reforça ainda que qualquer ajuda é bem-vinda aos soldados da paz e que é necessário continuar a reequipar a associação.
Marta Costa, presidente da direção da AHBVSRP, afirma que é importante a constante colaboração entre as autarquias e as associações de bombeiros para que seja possível a evolução e a manutenção deste órgão e que estes novos equipamentos são uma mais-valia para a corporação pois vão conseguir chegar a sítios que até agora não conseguiam.