O secretário regional da Saúde dos Açores considerou, ontem, que a descida do nível de risco de transmissão de SARS-CoV-2 na região demonstra “o bom resultado” do combate à pandemia e resulta do aumento da vacinação.
Os Açores deixaram de figurar como ‘alto risco’ para Covid-19 nos mapas do Centro Europeu para Prevenção e Controlo das Doenças (ECDC), que auxiliam decisões sobre viagens na União Europeia (UE), continuando o resto do país no ‘vermelho’.
Depois de, na semana passada, todas as regiões de Portugal terem passado para a categoria de ‘vermelho’ (o que significa ‘risco elevado’), os Açores passam hoje para a categoria ‘laranja’.
Questionado pela Lusa, Clélio Meneses disse que é “mais uma boa notícia que demonstra o bom resultado do combate à pandemia na Região Autónoma dos Açores”.
Clélio Meneses destacou o papel da vacinação contra a Covid-19, salientando que os Açores têm “mais de 74% da população completamente vacinada”.
Segundo o boletim, atualizado, todas as ilhas do arquipélago estão no nível de muito baixo risco, com exceção de São Miguel, que baixou de médio para baixo risco.
Clélio Meneses disse que o executivo açoriano deverá aprovar hoje, em Conselho de Governo, uma atualização das medidas restritivas (que serão divulgadas esta sexta-feira), acrescentando que os Açores caminham “cada vez mais para a normalidade”.