O Museu do Pico associa-se, pela primeira vez, ao Festival Internacional dos Açores, que promove a 16.ª edição, com a dinamização, a 12 de setembro, pelas 15h30, no Museu do Vinho, de um recital de violoncelo a solo com um músico russo, seguido de provas de vinhos.
Criado em 1984, o Festival Internacional dos Açores, que até 2006 contou com quinze edições, é um evento musical que a entidade promotora reativou no corrente ano, apresentando um projeto com direção artística e acompanhamento de dois dos organizadores originais deste festival, Jorge Forjaz e Adriano Jordão.
O segundo certame artístico, decorre entre os dias 15 e 18 de setembro, à hora de almoço, pelas 12h30, nos espaços exteriores do Museu do Vinho e é referente ao 6.ª Festival Cordas – Cordas World Music Festival.
Nesse âmbito, no dia 15, atuarão Pieter Adriaans e o seu irmão, no dia 16, subirá ao palco Marcos Fernandez e nos dias 17 e 18, atuarão, Luís Barbosa e Sara Cruz, ambos açorianos, que apresentarão temas originais inspirados no rock, funk e blues.
As entradas para os concertos são gratuitas, sendo obrigatório o uso de máscara, bem como a distância de segurança entre o público.