O IROA apresentou ontem o projeto de reforço do abastecimento de água à lavoura na freguesia da Criação Velha.
Hernâni Costa, presidente do Instituto Regional do Ordenamento Agrário, em declarações à Rádio Pico, reconhece a grave lacuna que existe na freguesia no abastecimento de água à agricultura.
Assim a solução apresentada passa por aproveitar a água do furo do Cabeço Pequeno e criar uma nova conduta de água, à parcela, para as explorações agrícolas, diminuindo os custos de produção dos agricultores.
O projeto apresentado fica concluído no mês de setembro, é candidatável a fundos comunitários em outubro e deve a obra deve estar concluída no primeiro semestre de 2022.
Alguns agricultores presentes no local colocaram a hipótese de se aproveitar a abertura das valas para a conduta de água e passar também a rede elétrica para as explorações.
O presidente do IROA, afiançou que são dois projetos diferentes e pediu a colaboração de várias entidades mostrando-se disponível para investir nesta área, bem como no melhoramento da rede de caminhos agrícolas.
Hernâni Costa visitou também a lagoa do Paúl reconhecendo que é um projeto ambicioso mas ao mesmo tempo dispendioso.
Para que seja uma realidade deve ter o compromisso de várias entidades, incluindo os três municípios da ilha.
Por outro lado, a Associação de agricultores da ilha do Pico vê com agrado a apresentação deste projeto que vai permitir resolver um problema no abastecimento de água aos agricultores da freguesia da Criação Velha.