O Bloco de Esquerda estranha que o presidente do Governo Regional tenha ocultado o valor dos danos comunicado oficialmente pela Região ao Governo da República nas recentes declarações públicas que fez acerca do despacho do primeiro-ministro que aplica um teto máximo ao apoio para a reconstrução dos danos provocados pelo furacão Lorenzo.
O Grupo Parlamentar do Bloco de Esquerda solicitou, ontem, através de requerimento, cópia do documento enviado pelo Governo Regional ao Governo República com a proposta de reconhecimento de elegibilidade da inventariação e da quantificação dos danos e prejuízos causados pelo furacão.
Tendo em conta que o despacho do primeiro-ministro já foi publicado, é importante saber qual foi o valor exato de prejuízo comunicado oficialmente pelo Governo Regional ao Governo da República.
O Governo da República comprometeu-se desde o início a suportar 85% dos prejuízos provocados pelo furacão Lorenzo nos Açores. Mas no despacho do primeiro-ministro ficou agora estabelecido um teto máximo de 198 milhões de euros.
Se os 198 milhões de euros garantidos pelo Governo da República não forem suficientes para cobrir 85% dos prejuízos, o Governo da República terá enganado os Açorianos. Mas se esse valor for suficiente para cobrir 85% dos prejuízos do furacão, é o Governo Regional que está a tentar usar este assunto com fins eleitorais, escondendo o valor total dos prejuízos de modo a tirar dividendos eleitorais.
O Bloco de Esquerda considera que a divulgação do documento solicitado é urgente para que se perceba, de forma clara, os reais contornos deste assunto.