O Governo Regional dos Açores está satisfeito pela adesão dos Açorianos ao Orçamento Participativo dos Açores, nesta edição exclusivamente ‘online’.
Desde o dia 15 de junho até ao passado dia 30 de setembro foram rececionadas 180 antepropostas através do sítio da internet do OP Açores.
Esta quarta edição traz como novidades, duas novas áreas temáticas – a Agricultura e o Mar e Pescas – e a apresentação de antepropostas somente online.
Assim, por área temática temos Agricultura, com 6 ideias, Ambiente, com 16 ideias, Cultura, com 31, Ciência, com 18 ideias, Inclusão Social, com 23 ideias, Juventude, com 45 ideias, Mar e Pescas, com duas ideias, e Turismo, com 39 ideias.
Quanto ao âmbito, são 28 as antepropostas de âmbito regional e 152 de âmbito ilha.
As 152 antepropostas de âmbito ilha dividem-se em 1 para a ilha de Santa Maria, 37 para São Miguel, 45 para a Terceira, 3 para a Graciosa, 16 para São Jorge, 11 para o Pico, 4 para o Faial, 23 para as Flores e 12 para o Corvo.
No dia 1 de outubro iniciou-se a análise técnica das antepropostas, pelos departamentos do Governo Regional dos Açores, conhecendo-se no próximo dia 23 de novembro as listas provisórias das propostas a submeter à votação.
De 1 de dezembro até 31 de janeiro, decorrerá a fase de votação das propostas e em fevereiro serão conhecidas as propostas vencedoras em cada ilha, bem como as propostas vencedoras de âmbito regional.