O Açores 9, que sita a Agência Lusa, anuncia que o Governo Regional quer criar incentivos para fixar enfermeiros na região, com a duração de três anos, em ilhas "onde a sua falta é especialmente sentida.
A atribuição dos incentivos aos enfermeiros vai estar dependente da “assunção do compromisso” por parte do enfermeiro que vai ter de “prestar serviço no local onde foi admitido, pelo período de três anos”.
Na proposta de Orçamento da região para 2022, que vai ser discutida e votada este mês no parlamento açoriano, mantém-se ainda um regime de incentivos à fixação de médicos.
Para a atribuição do incentivo, o Governo Regional distingue três grupos de ilhas: a “zona A” (São Miguel e Terceira) com uma majoração de 35%; a “zona B” (Faial e Pico) com uma percentagem de 40% e a “zona C” (Santa Maria, Graciosa, São Jorge, Flores e Corvo) com 45%.
O Orçamento dos Açores para 2022 atualiza também em 10% o complemento para a aquisição de medicamentos por idosos (Compamid), que passa para um valor anual de 458,30 euros (mais 41,67 euros).
O Governo Regional também aumenta em 10% o valor das diárias para os doentes do SRS deslocados e acompanhantes e o valor do complemento especial para a deslocação de doentes oncológicos da região.