A deputada do PSD/Açores Ana Quental afirmou ontem que a verba destinada ao Serviço Regional de Saúde, segundo a proposta de Orçamento da Região para 2022, “supera largamente” os montantes previstos para o setor em todos os Orçamentos dos governos socialistas.
Após décadas de constante subfinanciamento dos hospitais e centros de saúde, os montantes para o setor foram reforçados por este Executivo e superam largamente todos os Orçamentos dos governos do Partido Socialista.
A parlamentar social-democrata lembrou que, entre 2013 e 2019, os montantes destinados ao Serviço Regional de Saúde “nunca superaram os 304 milhões de euros anuais, o que é substancialmente inferior à verba inscrita na proposta de Orçamento da Região para 2022, que é de 364 milhões de euros”.
Ana Quental acrescentou que, desde que o atual Governo tomou posse, “tem-se verificado uma retoma da atividade assistencial, nomeadamente na recuperação das listas de espera para cirurgia, graças a uma redução de 6,1% no número de utentes em espera”.