Foi no ponto mais ocidental dos Açores que foram apagadas as velas dos 91 anos da Associação de Futebol da Horta (AFH), data que ocorreu no dia 21 de Outubro e que foi comemorada a 20 de Novembro.
Nesta III Gala foram entregues 50 Troféus relativos à Época de 2020/2021, tendo sido selecionadas 14 Categorias, que contemplaram 12 Troféus Individuais e 38 Troféus Colectivos.
Na sua intervenção, o Presidente da direção da Associação aniversariante, Eduardo Pereira, sublinhou que “os 91 anos da AFH representam muito esforço e dedicação não só dos dirigentes associativos, mas, principalmente, dos dirigentes dos clubes”.
O resgate histórico, através da edição de livros, é uma das metas desta presidência, que já começou a ser uma realidade. No entanto o responsável mostrou-se preocupado com a falta de dirigentes sobretudo em ilhas onde se tem registado uma enorme sangria demográfica, o que faz com que alguns clubes não consigam ter todos os escalões no ativo por falta de atletas.
Sobre a questão financeira o presidente informou que a AFH tem uma conta bancária razoável, mas também tem investimentos para fazer recordando que há quatro/cinco anos que andam com resultados negativos para tentar ter quadros competitivos em todas as ilhas, proporcionando alguma igualdade entre o Futebol e o Futsal, uma situação que admite tem que ser ajudada pela região.
A próxima Gala da Associação de Futebol da Horta será no Corvo, em 2022 encerrando, assim, o périplo pelas quatro ilhas de jurisdição da AFH.