A Secretária Regional das Obras Públicas e Comunicações disse na Horta, que o principal enfoque para 2022 na área que tutela prende-se com a execução do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), estando previsto, nesse sentido, “um investimento de 10,5 milhões de euros para a execução dos circuitos logísticos em várias ilhas dos Açores.
Ana Carvalho falava na Assembleia Legislativa Regional, no debate sobre o Plano e Orçamento da Região para 2022, onde evidenciou que 59,5 milhões de euros do orçamento das Obras Públicas correspondem a investimentos de outros departamentos do Governo, uma vez que aquela Secretaria agora concentra todas as obras do Executivo.
A governante destacou como prioridades para o próximo ano a reabilitação da Escola Profissional das Capelas e Criação do Centro de Qualificação dos Açores, assim como a reestruturação das redes de internet e o Wi-Fi das escolas da Região Autónoma dos Açores.
Para além destas, a Secretária Regional assumiu uma aposta estratégica na qualificação e reabilitação de infraestruturas e de edifícios públicos, no domínio da segurança, acessibilidade e mobilidade e na sustentabilidade do sector da construção civil.
No que diz respeito à área das comunicações, a governante adiantou que o Executivo tem como prioridade finalizar o projeto da Azores Cloud, num investimento de cerca de 1,9 milhões de euros e expandir a rede W_Azores a diversas zonas balneares, miradouros e trilhos das várias ilhas.
A responsável pela pasta das Obras Públicas e Comunicações lembrou a luta do Executivo Açoriano junto das autoridades nacionais para fazer chegar a tecnologia 5G a 75% da população das freguesias dos Açores até 2023, e a 90% da população por freguesia até 2025.
A proposta de Plano Regional para o ano de 2022 prevê um investimento Público na ordem dos 126 milhões de euros, no Programa Obras Públicas, Transportes Terrestres e Comunicações.