A Comissão Regional do PS/Açores aprovou hoje Francisco César como cabeça-de-lista às eleições legislativas antecipadas de 30 de janeiro, seguindo-se, em lugares elegíveis, Sérgio Ávila, Isabel Rodrigues, João Castro e Cláudia Viegas Cabrita.
A informação foi adiantada aos jornalistas, no fim da reunião daquele órgão máximo entre congressos regionais, pelo presidente do PS/Açores, Vasco Cordeiro, de acordo com quem os votos favoráveis à lista que recebeu luz verde “excederam os 85%”.
A lista que os socialistas açorianos vão apresentar nas eleições legislativas nacionais para a Assembleia da República inclui, como suplentes, Henrique Couto Melo (ilha de Santa Maria), Carla Nóia (Flores), André Fernandes (São Jorge), Ana Sofia Ambrósio (Corvo) e Cláudia Vieira da Silva (Graciosa).
Já Francisco César, pertence ao secretariado de Ilha de São Miguel e Sérgio Ávila ao da Terceira.
Francisco César, atualmente deputado no parlamento açoriano, foi líder do secretariado de Ilha de São Miguel do PS-Açores até abril e liderou a bancada parlamentar do PS na Assembleia Regional.
Sérgio Ávila foi vice-presidente do Governo Regional dos Açores.
Isabel Rodrigues pertence, também, a São Miguel e João Castro ao Faial, explicou Vasco Cordeiro.
“É uma lista que serve o melhor para os Açores. Todas as ilhas estão representadas e há total paridade: cinco homens e cinco mulheres. A média de idades ronda os 40 anos e [os candidatos] conciliam juventude com capacidade de influência política para defender os interesses dos Açores”, observou.
“Um dos fatores que distingue a candidatura do PS da que foi apresentada pelos partidos que compõem o Governo Regional [PSD/CDS-PP/PPM] é que eles se candidatam às legislativas juntos para reforçar a coesão entre os partidos. Para o PS, as legislativas são uma oportunidade para reforçar os interesses dos Açores na Assembleia da República”.
O líder socialista regional considera que a candidatura do PS representa um “conhecimento profundo e aprofundado da defesa dos Açores”.