A PSP dos Açores registou, este ano, 34 ocorrências de ofensas corporais a jovens, “a maioria das quais em ambiente escolar” e 20 situações de injúrias e colectores.
Das 34 situações de ofensas corporais registadas, 22 tiveram lugar no interior do recinto escolar.
Entre Janeiro e Novembro, as equipas ‘Escola Segura’ efectuaram 244 acções de intervenção junto das escolas da Região, bem acima da média, abrangendo 5.000 alunos.
Estes dados foram revelados pelo Comando Regional da PSP na Comissão Permanente dos Assuntos Sociais da Assembleia Legislativa Regional durante a apreciação de uma proposta de resolução ‘Programa Regional e Prevenção ao Bullying e Cyberbulling’. O Superintendente Luis Viana, que coordenada a PSP nos Açores, sublinhou o importante papel que as equipas da ‘Escola Segura’ têm, “uma vez que conseguem ter uma grande proximidade com a população escolar, dissuadindo, assim, comportamentos de risco e mais facilmente sinalizando alguns casos, o mais cedo possível, para debelar as situações”.
A proposta de resolução, aprovada por maioria na Comissão dos Assuntos Sociais, com os votos favoráveis do PSD/A, do PS e do Chega e a abstenção do CDS/PP e do deputado do IL, recomenda ao Governo dos Açores a criação do Programa Regional de Prevenção e Combate ao Bullying e Cyberbullying nas escolas.