Ao fim da tarde de ontem, pelas 18h30, realizou-se no auditório municipal a sessão extraordinária Assembleia Municipal da Madalena.
Na ordem de trabalhos em discussão esteve quatro pontos, no primeiro ponto o Orçamento e Grandes Opções do Plano para 2022 tendo sido ambos aprovados por maioria com os votos contra da bancada do PS.
Dando início á apresentação dos documentos, José António Soares, presidente do município da madalena, informou que o orçamento para o próximo ano totaliza os 9 milhões 950mil 539 euros.
Durante a discussão deste ponto destaque para o Plano Diretor Municipal em que a deputada municipal pelo PS, Sandra Rodrigues, acusou o município de não ter “qualquer intenção de fazer a revisão ao PDM”.
José António Soares, presidente da Câmara Municipal da Madalena, respondeu que “já foi pedido o parecer há direção regional” e a “primeira reunião espera-se para breve”.
Após a deliberação final, a bancada do PS, fez a sua declaração de voto através da deputada municipal, Sandra Rodrigues, que explicou o porque do parecer não ser favorável.
Da bancada do PSD, fez a declaração de voto, Carlos Goulart, realçando que no documento apresentado estão “plasmados os compromissos firmados com os munícipes”.
No segundo ponto, autorização prévia genérica favorável à assunção de compromissos plurianuais foi aprovado por unanimidade bem como o terceiro ponto a 2ª revisão ao orçamento de 2021.
O quarto e último ponto, a contratação de empréstimo a curto prazo na modalidade e conta corrente, no montante de 1 milhão de euros com prazo de 1 ano, voltou a acender a discussão entre as duas bancadas tendo o deputado municipal pelo PS, Daniel Rosa, dado a entender que este empréstimo, na modalidade de conta corrente, era uma artimanha para tentar criar fundo de maneio.
A resposta do PSD veio novamente na voz de Carlos Goulart, que aludiu ao anuário para 2020, que foi publicado esta semana, onde se verifica que a “divida da Câmara Municipal da Madalena nos últimos anos têm baixado”.
A terminar esta discussão interveio o presidente do município que afirmou que a autarquia continua com capacidade de endividamento o que quer dizer que “o município da madalena está muito bem e recomenda-se”.
A Contratação de empréstimo a curto prazo na modalidade e conta corrente no montante de 1 milhão de euros foi aprovado por maioria com 11 votos do PSD e 10 votos de abstenção do PS.
Esta sessão extraordinária da Assembleia da Madalena teve a duração de cerca de 1h10m.