O vice-presidente do GPPS/A, Miguel Costa condena a “gestão desastrosa que o Governo Regional está a fazer no setor dos Transportes, agindo apenas por razões economicistas, mesmo quando as decisões prejudicam os açorianos e a coesão regional”.
Miguel Costa, acrescenta que as contradições avolumam-se a cada dia que passa: “Primeiro acabam com o transporte marítimo que faz a ligação entre Santa Maria e São Miguel, depois, para tentar atenuar essa situação, o executivo anunciou a aquisição de um navio e agora até já promete dois para o transporte na Região mas, entretanto, também diz que ainda se vai estudar o modelo a implementar.
Miguel Costa também questionou o governante sobre “a má decisão de cancelar a operação para o Grupo Ocidental”, alertando para os “graves prejuízos e constrangimentos que está a provocar”.
Recorde-se que o Secretário Regional dos Transportes, Turismo e Energia foi ouvido na Comissão de Economia, “para prestar esclarecimentos sobre as Obrigações de Serviço Público do Transporte Marítimo de Passageiros e Viaturas”.
Também o líder do PPM/Açores, Paulo Estêvão, disse que o partido, que integra o Governo Regional, perdeu a confiança política no secretário dos Transportes, Turismo e Energia, Mário Mota Borges.
Paulo Estêvão acrescenta ter uma “grande insatisfação acumulada” com o desempenho de Mota Borges “em muitas questões”, como no caso dos “transportes marítimos” e dos “encaminhamentos” entre as ilhas.