O município da Calheta, nos Açores, conta com um orçamento de sete milhões de euros para 2022.
Segundo o jornal Açores 9, o grande projeto é a requalificação urbana da Calheta, que inclui a criação de novos estacionamentos, a criação de um espaço balnear condigno na vila e a criação de uma ciclovia, que vai ligar o cais da Calheta ao parque de campismo.
Segundo o autarca, que cumpre um terceiro mandato como independente, a intervenção no centro da vila é o principal investimento não só de 2022, mas do mandato agora iniciado.
A intervenção divide-se em cinco fases. Três já arrancaram e as outras duas deverão “arrancar em breve”, avançou Décio Pereira aquele jornal.
Entre os investimentos previstos para 2022, o autarca da Calheta destacou ainda uma intervenção na rede de águas, orçada em “mais de três milhões de euros” e cujo concurso deverá ser lançado “a muito breve trecho”.
O orçamento inclui ainda a “criação de infraestruturas em todas as freguesias do concelho”, para melhorar a atratividade em termos turísticos.
Segundo Décio Pereira, a autarquia está também a aguardar pelo novo quadro comunitário de apoio e pelo acesso ao Plano de Recuperação e Resiliência para fazer mais investimentos.
O autarca salientou ainda a atribuição de um “apoio à natalidade no valor de 1.000 euros” e disse que está a ser desenvolvido um projeto para “atribuir um apoio financeiro às pessoas que queiram construir na Calheta”.