Os deputados municipais das Lajes do Pico aprovaram ontem o Plano e o Orçamento da autarquia para 2022.
Os documentos rondam os 8,7 milhões de euros e segundo Ana Brum, presidente da Câmara Municipal, este plano vem honrar os compromissos já assumidos pelo município e aposta no apoio às pessoas e às empresas.
O Plano conta também com a preparação de projetos que serão candidatos ao próximo quadro comunitário de apoio bem como as obras do parque empresarial da Silveira, o mercadinho e a incubadora das empresas.
Os deputados da coligação, unidos pelo nosso concelho, abstiveram-se na votação porque este executivo merece um voto de confiança mas consideram que estes documentos deveriam ser mais do que orientações e deveriam reforçar o incentivo à natalidade e à família.
Dos 16 pontos que compunham a ordem do dia destaque também para a aprovação por unanimidade da proposta da taxa do imposto sobre imóveis em 0,3 e o estabelecimento da taxa de direitos de passagem em 0.25%.
Por maioria, foi aprovada a proposta de participação do município no IRS, em 5% e a contratação de empréstimo de 250 mil euros a curto prazo, para situações de liquidez pontuais.
Os deputados nomearam também os representantes para o Conselho de Ilha, Conselho Consultivo da USIP e para a Comissão de Análise das Bolsas de Estudo.
Como esta foi a primeira sessão deste mandato, o presidente da Assembleia, Simas Santos deixou algumas considerações aos deputados no arranque da mesma e anunciou que é intenção criar uma Assembleia Municipal Jovem visando a participação dos jovens na vida política e estimular as suas competências de cidadania.