O Secretário Regional da Agricultura e Desenvolvimento Rural assegurou em Angra do Heroísmo, que o Governo dos Açores quer garantir que a alimentação dos açorianos é “segura, credível e de confiança”, através das análises que são realizadas no Laboratório Regional de Veterinária.
António Ventura falava à margem de uma visita àquele espaço, onde adiantou que em 2021 foram realizadas pelo Laboratório Regional de Veterinária “cerca de 1,3 milhões de análises” dos 42 planos pecuários e de vigilância que existem e que têm de ser cumpridos.
O Laboratório Regional de Veterinária custa anualmente cerca de três milhões de euros ao Orçamento da Região, mas segundo o governante, “é um dinheiro bem aplicado, porque permite a segurança no sistema alimentar dos açorianos”.
O Secretário Regional da Agricultura adiantou ainda que no primeiro trimestre deste ano prevê o início dos trabalhos de pesquisa e de análise na designada Zona de Biossegurança 3, em concreto, sobre a tuberculose.
Para o efeito, António Ventura acrescentou que já foram adquiridos equipamentos no valor de 50 mil euros para se terminar a instalação e se proceder à abertura e utilização da zona das análises.
O responsável pela pasta da Agricultura destacou ainda a importância desta valência pelo facto de poder ser utilizada em diversos setores, designadamente, em âmbito militar ou da saúde.