Com o objetivo de Proteger o ambiente e promover a eficiência de recursos o Município das Lajes do Pico vai avançar para reabilitação da sua da Rede de Águas num projeto que ronda os 970 mil euros sendo co-financiado pelo fundoeuropeu de desenvolvimento regional num valor a rondar os 825 mil euros.
O projeto tem como finalidades uma melhoria do sistema de abastecimento de águas, a melhoria da gestão dos recursos hídricos e o reforço de algumas lacunas no sistema hidrográfico atual. Para tal prevê-se:
A aquisição de dois postes de transformação para o fornecimento da energia elétrica no furo do Mistério da Silveira e no Caminho Estreito RI9;
A execução de um novo furo na Freguesia de São João, bem como a aquisição de equipamento eletromecânico e a sua instalação, um reservatório de 150m3 e um poste de transformação para fornecimento de energia elétrica;
A construção de dois reservatórios de 100m3 e um 150m3 para a Almagreira de Cima (RL1) e para o Arrife (RR4) respetivamente, com vista à redundância no sistema de abastecimento das águas;
A aquisição de equipamentos eletromecânicos e eletrobombas para reforçar os furos, estações elevatórias e de tratamento, bem como reservatórios.
Com a implementação desta operação, o município pretende que a percentagem de água fornecida, com qualidade, suba significativamente.
As melhorias significativas no sistema de abastecimento de água do Concelho das Lajes do Pico, beneficiará toda a população do concelho servida pelo sistema.
Fonte: cm-lajesdopico.pt/