È inaugurado esta quarta-feira o primeiro centro regional de formação para profissionais marítimos, localizado no complexo da ex-Estação da Rádio Naval da Horta, na ilha do Faial.
Este centro que será gerido pela Escola do Mar dos Açores (EMA), vai formar e preparar os profissionais marítimos das diversas fileiras associadas à economia azul açoriana, para que possam exercer as suas funções com todos os conhecimentos, qualificações e níveis de segurança.
Num investimento de cerca de 1,5 milhões de Euros o centro vai ter capacidade para 32 formandos em simultâneo, constituindo, um impulso na oferta e qualidade formativa proporcionada pelo Governo regional, ao responder às necessidades formativas dos profissionais ligados à economia azul, e aos demais (sub)setores de atividade e serviços prestados na Região Autónoma dos Açores.
A oferta formativa deste novo centro, foi delineada com o objetivo de satisfazer as necessidades identificadas e não existentes de formação em Prevenção e Combate a Incêndios estruturais em embarcações e navios, extinção de incêndios em hidrocarbonetos, treino de incêndios em espaços confinados, brigada de incêndios, curso de meios de primeira intervenção, curso de salvamento e desencarceramento, intervenção em incidentes biológicos e tamponamento de Fugas para profissionais marítimos, de acordo com a Convenção Internacional STCW (Normas de Formação, de Certificação e de Serviço de Quartos para os Marítimos).
Focado na economia azul, fundamental nos Açores, vai ainda ser possível, no centro, ministrar formação em mergulho profissional a profissionais de mergulho, uma atividade com cada vez mais procura na região.
Outra das mais valias, deste novo centro é de ministrar formação diferenciada em Prevenção e Combate a Incêndios a vários outros sectores da sociedade, tais como bombeiros, serviços públicos e privados, indústria, estabelecimentos comerciais e particulares.